ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO I


Assinale a alternativa correta que corresponda a definição de Estádio II:

 é a fase correspondente ao início do carregamento. As tensões normais que surgem são de baixa magnitude e dessa forma o concreto cosegue resistir às tensões de tração. Tem-se um diagrama linear de tensões. Ao longo da seção transversal da peça. Sendo válida a lei de Hooke,onde é feito o cálculo do momento de fissuração com o qual calcula-se a armadura mínima ;
Neste nível de carregamento, o concreto  resiste à tração e a seção não se encontra fissurada na região de tração. A contribuição do concreto tracionado deve ser desprezada. No entanto, a parte comprimida ainda mantém um diagrama linear de tensões, permanecendo válida a lei de Hooke,serve para a verificação da peça em serviço e termina com o início da plastificação do concreto comprimido;
 Neste nível de carregamento, o concreto não mais resiste à tração e a seção se encontra fissurada na região de tração. A contribuição do concreto tracionado deve ser desprezada. No entanto, a parte comprimida ainda mantém um diagrama linear de tensões, permanecendo válida a lei de Hooke,serve para a verificação da peça em serviço e termina com o início da plastificação do concreto comprimido.
A zona comprimida ainda não se encontra plastificada e o concreto dessa região está na iminência da ruptura, admite-se que o diagrama de tensões seja da forma parabólico-retangular, também conhecido como diagrama parábola-retângulo que a norma Brasileira permite para efeito de cálculo se trabalhe com diagrama retangular equivalente é neste estádio que é feito o dimensionamento(situação em que denomina cálculo na ruptura);
 A zona comprimida encontra-se plastificada e o concreto dessa região está na iminência da ruptura, admite-se que o diagrama de tensões seja da forma parabólico-retangular, também conhecido como diagrama parábola-retângulo que a norma Brasileira permite para efeito de cálculo se trabalhe com diagrama retangular equivalente é neste estádio que é feito o dimensionamento(situação em que denomina cálculo na ruptura);
Consideram-se canalizações embutidas as que resultem em aberturas segundo o eixo longitudinal de um elemento linear, contidas em um elemento de superfície ou imersas no interior de um elemento de volume. Os elementos estruturais não podem conter canalizações embutidas nos seguintes casos:

a) canalizações com isolamento adequado, quando destinadas à passagem de fluidos com temperatura que se afaste em mais de 5 °C da temperatura ambiente, a menos que seja realizada uma verificação específica do efeito da temperatura; b) canalizações destinadas a suportar pressões internas maiores que 20 MPa; c) canalizações embutidas em pilares de concreto, quer imersas no material ou em espaços vazios externas ao elemento estrutural, sem a existência de aberturas para drenagem.
a) canalizações sem isolamento adequado, quando destinadas à passagem de fluidos com temperatura que se afaste em mais de 15 °C da temperatura ambiente, a menos que seja realizada uma verificação específica do efeito da temperatura; b) canalizações destinadas a suportar pressões internas maiores que 0,3 MPa; c) canalizações embutidas em pilares de concreto, quer imersas no material ou em espaços vazios internos ao elemento estrutural, sem a existência de aberturas para drenagem.
a) canalizações com isolamento adequado, quando destinadas à passagem de fluidos com temperatura que se afaste em mais de 25 °C da temperatura ambiente, a menos que seja realizada uma verificação específica do efeito da temperatura; b) canalizações destinadas a suportar pressões internas maiores que 20 MPa; c) canalizações embutidas em pilares de concreto, quer imersas no material ou em espaços vazios internos ao elemento estrutural, com a existência de aberturas para drenagem.
a) canalizações com isolamento adequado, quando destinadas à passagem de fluidos com temperatura que se afaste em mais de 15 °C da temperatura ambiente, a menos que seja realizada uma verificação específica do efeito da temperatura; b) canalizações destinadas a suportar pressões internas maiores que 3 MPa; c) canalizações embutidas em pilares de concreto, quer imersas no material ou em espaços vaziosinternos ao elemento estrutural, com a existência de aberturas para drenagem.
a) canalizações com isolamento adequado, quando destinadas à passagem de fluidos com temperatura que se afaste em mais de 25 °C da temperatura ambiente, a menos que seja realizada uma verificação específica do efeito da temperatura; b) canalizações destinadas a suportar pressões externas maiores que 3 MPa; c) canalizações embutidas em pilares de concreto, quer imersas no material ou em espaços vazios internos ao elemento estrutural, com a existência de aberturas para drenagem.
No ato da concepção do projeto estrutural, quando se trata do elemento "lajes", algumas recomendações devem ser observadas, haja vista a norma reguladora. Dentre as afirmativas abaixo, quais são fidedignas as recomendações da NBR 6118/2014, em relação aos furos que atravessam as lajes na direção de sua espessura?   I - "...as dimensões da abertura devem corresponder no máximo a 1/10 do vão menor;"II - "...De maneira geral os furos têm dimensões pequenas em relação ao elemento estrutural enquanto as aberturas não. Um conjunto de furos muito próximos deve ser tratado como uma abertura."III - "...Em qualquer caso, a distância mínima de um furo a face mais próxima da viga deve ser no minimo igual á 5 cm e duas vezes o cobrimento previsto para esta face."IV - "... A distância entre faces de abertura adjacentes deve ser maior que a metade do menor vão."

Nenhuma está correta
I e II apenas.
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
Somente IV.
A relação entre o diâmetro máximo do agregado e o cobrimento nominal é uma recomendação normativa que visa garantir o perfeito adensamento do concreto lançado. Deste modo o diâmetro máximo do agregado não pode superar a espessura do cobrimento nominal em:

30%
25%
15%
35%
20%
Para cálculo dos momentos fletores de lajes maciças, armadas em duas direções, algumas prescrições devem ser observadas. Dentre as afirmativas abaixo, faça a somatória das que estão totalmente corretas. (1) O cálculo segundo a tabela de BARÉS, adaptada por PINHEIRO, é muito útil, pois a dedução das fórmulas é muito complexa e depende da teoria das placas, proposta por LAGRANGE. (3) O cálculo segundo a tabela de MARCUS, é muito útil, pois a dedução das fórmulas é muito complexa e depende da teoria das placas, proposta por LAGRANGE. (4) Para MARCUS, o “LX” será sempre o lado com maior número de engastes ou o menor lado. Já pela tabela de BARÉS, o “LX” será sempre o menor lado. (8) Em lajes cuja a relação LX/LY for menor que 0,5 (meio), são armadas em um único sentido e são adotadas armaduras secundárias de distribuição.   Assinale a alternativa correta.  

15
13
7
4
5